Slider

Toda Criança é Especial 2018

O projeto Toda Criança é Especial preza pela inclusão, pela informação, pela quebra do contra o preconceito, pela valorização, autoestima e realização das crianças. Espera lançar luz sobre as crianças especiais, dar visibilidade aos seus direitos e necessidades, promover a interação social.  Criada em 2017, a iniciativa tem a ideia de mostrar que toda criança é única, especial e precisa ser cuidada, respeita e feliz. Na primeira edição, o projeto retratou crianças com microcefalia, autismo, Down e outras síndromes, que desde cedo aprenderam a lutar pela vida, com respeito à infância e alegria. Duas dessas imagens foram escolhidas para integrar o calendário do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
 
Em 2018, a segunda edição trouxe como foco crianças com doenças raras, numa perspectiva também de dar visibilidade à causa e cobrar o compromisso do governo e dos planos de saúde quanto ao financiamento do tratamento, além de atuar na questão da autoestima e da quebra da falta de informação e do preconceito.Crianças com doenças raras, que precisam de medicamentos caríssimos para sobreviver, participaram, no dia 02 de dezembro, de um evento no Recife para comemorar o Dia das Crianças, cobrar direitos, lutar contra o preconceito e resgatar a autoestima. O "Toda Criança é Especial" é promovido pelo Instituto Luz Natural, presidido pela fotógrafa Andréa Leal, e reúne parceiros para realizar uma festa completa, com direito a brincadeiras, atividades lúdicas voltadas para as necessidades especiais, doces, bolo, decoração. O encontro aconteceu na Donna Festa Recepções (Rua Dr. José Maria, bairro da Tamarineira, Recife), com a presença de Laíssa Poliana Silva, mais conhecida de 12 anos, portadora de Amiotrofia Espinhal (AME) tipo 3, que ficou nacionalmente conhecida como símbolo da luta dos pacientes com AME depois de agosto deste ano, quando fez um discurso emocionante na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. 
 
Este ano, inspirado no documentário norte americano "Miss You Can Do It" sobre um concurso de beleza para meninas com alguma incapacidade, a tarde lúdica conta ainda com um desfile para meninas e meninos com doenças raras. Na passarela, 12 crianças  atendidas pela Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar) , Instituto Breno Bloise (IBB) e Associação de Amigos e Portadores de Doenças Neuromusculares (Donem) vão exibir frases de personagens infantis que falam de superação e autoestima. Carina Pinturinha vai fazer o camarim dos modelos e Andréa Leal fará um ensaio fotográfico pra lá de emocionante. 
 
As crianças, elencadas pela neuropediatra Vanessa Van der Linden , têm histórias de vida incríveis e também podem ser personagens de matérias de conteúdo emocionante, especialmente no mês dedicado a elas.

Sobre a Fotógrafa Andréa Leal

andrea-leal

Bruna Swyang da Silva Souza

Bruna tem 9 anos, é uma criança que gosta de dança, festa, gosta muito de estudar e é uma frequentadora assídua das aulas. Foi diagnosticada recém-nascida e iniciou o tratamento aos sete meses, com a medicação deixada pela irmã. 


"NOSSO DESTINO VIVE DENTRO DE NÓS, VOCÊ SÓ TEM QUE SER CORAJOSO O SUFICIENTE ARA VÊ-LO"

Mérida

Caio Gomes de Andrade

Caio Gomes de Andrade, 12 anos, é um menino alegre, divertido, ótimo aluno do 6° ano do ensino fundamental II, adora a escola e a convivência com os colegas. Adora esportes. Conhece vários esportes olímpicos e paralímpicos. Ama assistir às partidas de futebol, principalmente do Sport, seu time do coração! Gosta muito de jogar vídeo game, jogos de tabuleiro, computador, anime, ler, cinema, karaokê, pão de queijo e farras com a família. Tem uma rotina cheia de cuidados com a saúde, mas com muito amor, respeito e encorajamento também. Caio é amor em sorrisos e exala vida!

"O AMOR É UMA PORTA ABERTA"
 Anna (Frozen)

Hermes Barbosa da Silva Neto

Hermes Neto, tem 6 anos. Estuda desde 11 meses e leva uma vida super de boa, é uma criança extremamente feliz, alegre e sorridente. Sempre participa de tudo que a irmã frequenta. Não gosta de lugares agitados e nem  bararulhentos. Come bem, e ama comer bolo. Aliás, adorou o bolo lindo e delicioso da Confitaria!

"PENSE NAS COISAS MAIS FELIZES. É O MESMO QUE TER ASAS"
Peter Pan

Iude Cruz da Silva

Iude Cruz tem 8 anos  é uma pessoa muito alegre, gosta muito de carinho, ama tomar banho e lugares com água, como  piscina e praia

"NÃO É O QUE ESTÁ POR FORA, MAS O QUE ESTÁ POR DENTRO QUE IMPORTA"
Alladin

Juan Pablo Santos do Nascimento

Juan Pablo é  um garoto de 9 anos. Gosta de estudar e só falta aula quando está em crise. Vive bem e é um garoto feliz e quer brincar normalmente .Ele ama bola. Assiste todos jogos e campeonatos de futebol, É bem informado e sonha em ser goleiro. Pediu uma luva de presente de dias das crianças 


"SONHOS SE TORNAL REALIDADE, SE VOCÊ DESEJAR O BASTANTE. VOCÊ PODE QUALQUER COISA NA VIDA, SE VOCÊ SACRIFICARIA TUDO POR ELA" 
Peter Pan.

Laíssa Polyanna da Silva Vasconcellos

Laíssa Poliana Silva tem 12 anos, ficou nacionalmente conhecida como símbolo da luta dos pacientes com AME depois de agosto deste ano, quando fez um discurso emocionante na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. Travou uma briga na Justiça e conseguiu o fornecimento, pelo SUS, do medicamento que pode salvar a vida dela e de outros pacientes  Laíssa renovou suas esperanças e o sonho de ser uma bailarina.E ela desfilou pra mostrar:

 "A DIFERENÇA ENTRE GANHAR E PRDER É MUITAS VEZES...NÃO DESISTIR" .
Walt Disney

Leonardo Cavalcanti Nani

Leonardo tem três anos é uma criança muito feliz. Adora vídeos musicais e os Telettubies são seus ídolos. Quando escuta a voz de sua irmãzinha abre o maior sorriso, adora a cantoria da avó, brincar de cavalinho no colo do papai e os beijos e carinhos da mamãe. Pra nossa alegria, Léo, que estava na UTI na semana anterior à festa, se recuperou muito bem e comemorou seu dia e sua vida com todos nós.


 "UM VERDADEIRO HERÓI NÃO É MEDIDO PELO TAMANHO DE SUA FORÇA, MAS PELA FORÇA DO SEU CORAÇÃO" 
Hércules

Letícia Queiroz de Faria

Letícia Faria, 7 anos, 
Lelê é uma criança muito feliz, uma criança segura e amada, confiante e parece ver o mundo com uma lente diferente da nossa. Ela adora desenhar e pintar, andar de bicicleta, brincar com bonecas e jogar no Ipad. Adora desenhos e novelinhas envolvendo seus personagens favoritos. Coleciona bonecas Lol e sabe de cor os nomes, as séries e tudo mais. 

"TENHA FÉ NOS SEUS SONHOS E ALGUM DIA SEU ARCO-ÍRIS VIRÁ SORRINDO" 
Cinderela

Lorenzo de Oliveira Balbino

Lorenzo tem 6 anos. Quebrou a barreira do impossível, sendo exemplo para estudos, enfrentando tudo com sorriso e olhar cativante inesquecível. Ele estuda, brinca, vai ao cinema, shopping, parques, se comunica e tem lazer de criança mesmo com todas limitações, ele posse de felicidade.  O que mais gosta de fazer, é assistir no Tablet, ir à praia e principalmente dançar e correr com os amigos. 

"FÉ, DUAS LETRAS QUE PODEM MUDAR SUA VIDA, ACREDITE!" 
Peter Pan

Maria Eduarda Dreyer Dinu Godoy

Maria Eduarda, 5 anos 
Duda é uma menina muito criativa, gosta muito da fantasia, de desvendar mistérios, gosta de magia, bruxaria, enigmas. É líder nas brincadeiras e gosta de ser igual às outras crianças, de fazer tudo o que as outras crianças fazem. Ela tem muita liberdade dentro dela e a cadeira de rodas não limita ela a nada. A cadeira lhe dá asas para voar. Por causa dessa velocidade, recebeu um convite para ser atleta paralímpica. 


"SÃO SEUS DEFEITOS QUE FAZEM DE VOCÊ UMA PESSOA ÚNICA ". 
Bela  

Maria Luiza Castro de Arruda

Maria Luiza tem 10 anos, Malu nasceu com 37 semanas e foi imediatamente pra UTI, onde permaneceu por seis meses. Aos dois anos, começou a falar as primeiras palavras. Aos três começou a se apresentar em desfiles, no carnaval. Aos 4 anos fez sua primeira apresentação de balé. Ter uma limitação não a impede de ser feliz. Ela sabe reivindicar o que é direito dela, ama passear . Sonhava em ser pediatra, mas hoje prefere ser juíza pra ajudar crianças como ela a exigir na justiça o direito delas. 


 "A FLOR QUE NASCE EM MEIO À ADVERSIDADE É A MAIS RARA E BONITA DE TODAS" 
 Mulan

Maria Luiza Lima Monteiro da Cruz

Maria Luiza foi a mascote do desfile. Ela tem um ano e um mês, adora brincar e ouvir música. Está aprendendo a dar os primeiros passinhos e arrasou na passarela.

“SEMPRE DEIXE QUE SUA CONSCIÊNCIA SEJA SEU GUIA" 
Fada Azul.

Vincenzo Tassi Martins

Vincenzo, tem 5 anos. É uma criança que sorri com os olhos e morre de gargalhar quando brincamos de formiguinha fazendo cócegas nele. É manhoso e gosta de movimentação. Gosta de ir à praia, vai ás festas dos amigos e viagens... onde a vida nos levar! Vincenzo é uma criança MUITO feliz.

  "O QUE TORNA ALGUÉM ESPECIAL? É O QUE TEM DE ÚNICO EM CADA UM DE NÓS" 
 Ariel

Parceiros

acaixa
confitaria
eco
mesa-fina
amar
corujices
evolute
petequinha
carina
dinho
festa-pronta
popcorn
virtual
carina-brito
donem
ibb
santa-festa
comtexto
donna
luis
viacolor